quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Os Jardins de Monet

Era um consenso entre nós quatro, mesmo antes de sairmos do Brasil, de que deveríamos visitar Giverny onde fica a casa e os famosos jardins que pertenceram ao pintor Claude Monet. A idéia inicial e mais econômica era irmos, durante a semana de nossa estada em Paris, de trem para Vernon e de lá tomaríamos um ônibus a Giverny. Na volta, pegaríamos novamente o trem, dessa vez para Rouen, a capital da Normandia e que não fica muito distante de Vernon. E à noite voltaríamos também de trem a Paris.
Acontece que, no dia anterior de nosso passeio, marcado para 5a. feira, Luiza e Vera iriam passar o dia em Londres, saindo de Paris pelo Eurostar às 6.30h da manhã e retornando por volta de meia-noite, horário de Paris - existe diferença de uma hora a menos no fuso horário entre Paris e Londres. Ou seja, iriam chegar de madrugada, cansadíssimas. Impossível cumprir a maratona marcada para o dia seguinte.
Lembrei-me então de uma empresa de brasileiros - a Conect Paris - que presta serviços de traslados e diversos passeios. Telefonei ao François - sorte que havia levado seu telefone - e por um preço bastante razoável por pessoa, contratei seus serviços para levar-nos a Giverny e Rouen no dia marcado. Grata surpresa. François é um jovem mineiro - portanto compatriota de minhas companheiras - filho de um francês que é professor titular de geologia da UFMG. De ótima aparência, educado, fino, paciente ao extremo, dirigindo uma van novíssima e linda. Saímos em torno de 8h da manhã e só retornamos às 9h da noite, um passeio magnífico. Quem se interessar pelo telefone e o e-mail do François é só pedir.
O que dizer da casa de Monet e seus jardins? Simplesmente que é um deslumbramento, um passeio inesquecível. Flores dos mais diversos matizes e variedades, a casa, muito bem preservada com móveis e quadros que pertenceram ao pintor. O tamanho das flores, principalmente das rosas, é surpreendente, nunca vi por aqui.

Lá está também o lago das nympheas, que inspirou um dos mais famosos quadros de Claude Monet.
Não é uma maravilha? Isso é apenas uma amostra, recomendo o passeio. Após almoçarmos em um restaurante campestre que François nos levou - a comida é ruim mas o lugar é lindo, com moinho d'água e tudo - seguimos para Rouen, que fica a uns 50 minutos de Giverny. Acompanhem no próximo post.

3 comentários:

  1. Foi realmente um passeio inesquecível, dos melhores que fizemos na França. Aconselho aos futuros turistas que não deixem de visitar este magnífico jardim.
    as fotos estão tb muito boas.
    Bjs,M. Célia

    ResponderExcluir
  2. Foi realmente uma busca frenética, mas depois de tanto empenho conseguimos encontrar os famigerados molinetes.Deixou para nós uma boa lembrança, dentre tantas outras, dos maravilhosos dias que passamos em Paris.
    Bjs,M. Célia

    ResponderExcluir
  3. Foi realmente uma busca frenética, mas depois de tanto empenho conseguimos encontrar os famigerados molinetes.Deixou para nós uma boa lembrança, dentre tantas outras, dos maravilhosos dias que passamos em Paris.
    Bjs,M. Célia

    ResponderExcluir